Estruture sua Estratégia de Campanha PPC da Amazon para Máximas Vendas
Visão Geral das Estratégias de Lances PPC da Amazon
Gerenciar suas campanhas PPC da Amazon pode ser um trabalho árduo. Com todos os diferentes tipos de anúncios disponíveis e configurações para navegar, pode ser esmagador. Além de tudo o que envolve o Amazon FBA, os vendedores têm as mãos cheias.
Uma das preocupações críticas para iniciantes que começam suas campanhas PPC na Amazon é o gasto descontrolado. Para combater isso e gastar seu orçamento de forma inteligente, você precisará de uma boa estratégia de lance de campanha.
Este artigo fala sobre sua estratégia de lance antes de criar sua campanha e quando sua campanha está ativa.
Campanhas Automáticas vs. Manuais
Antes de entrarmos nas estratégias de lance, seria útil saber a diferença crítica entre campanhas PPC automáticas e manuais da Amazon. Na configuração da campanha automática, a Amazon irá direcionar palavras-chave e produtos semelhantes ao produto em seus anúncios, enquanto campanhas manuais significam que você está no controle de:
- Selecionar as palavras-chave/produto alvo para dar lances
- Tipo de correspondência na palavra-chave correspondente
- Dar lance na palavra-chave relacionada.
A regra geral para selecionar entre campanhas automáticas ou manuais é baseada no seu ciclo atual de lançamento de produto.
Quanto mais cedo no ciclo de lançamento do produto, mais você deve usar campanhas automáticas para descoberta. Na fase posterior do seu ciclo de lançamento de produto, você deve estar executando mais campanhas manuais, pois você sabe exatamente quais palavras-chave e ASIN funcionam bem com seu produto.
Você não precisa pausar sua campanha automática, mas deve alocar mais gastos em suas campanhas manuais à medida que seu ASIN se torna mais maduro.
Estratégia de Lances de Campanha
A estratégia de lances de campanha dita quão agressivamente você deseja que seus lances de campanha sejam. Existem três opções. Cada opção dita o nível de agressividade dos lances.

As opções de estratégia de lances de campanha são (ordenadas por agressividade de lance, primeiro a mais):
- Lance Dinâmico – Para Cima e Para Baixo
- Lance Fixo
- Lance Dinâmico – Apenas Para Baixo
Lance Dinâmico – Para Cima e Para Baixo
Esta opção de estratégia de lances de campanha é provavelmente a mais agressiva das três. Ela dá à Amazon a liberdade de ajustar seus lances efetivos para cima +100% ou para baixo -100%.
Por exemplo, seu lance para uma palavra-chave é $2,00. Nesse caso, a Amazon pode automaticamente aumentar seu lance de leilão para até $4,00 se considerar que a probabilidade de conversão de vendas é alta. Por outro lado, eles podem reduzir seu lance de leilão para $0,00 se acharem que a possibilidade de conversão de vendas é baixa.
Lembre-se de que o aumento e a diminuição de 100% são o máximo. Na maioria dos casos, o lance não será aumentado para o máximo de $4 ou diminuído para o mínimo de $0. O lance do leilão provavelmente ficará em algum lugar entre esses valores.
Usar a estratégia Lance Dinâmico – Para Cima e Para Baixo também é a razão pela qual às vezes há uma variação entre seu lance e seu CPC (custo por clique), porque permite que a Amazon altere o lance que você definiu.
Use esta estratégia se você estiver confortável usando todo o orçamento que você definiu para esta campanha, e também, você está dando lances em palavras-chave nas quais você tem confiança.
Outro fato a ser observado para esta estratégia é que você deve usar a estratégia Lance Dinâmico – Para Cima e Para Baixo apenas em campanhas de Produtos Patrocinados.
Lance Fixo
Como o nome sugere, a Amazon usará seu lance exato e quaisquer ajustes manuais que você definir na estratégia de lance fixo. Não mudará seus lances com base na probabilidade de uma venda.
Use esta estratégia se você estiver otimizando sua campanha atualizando seus lances consistentemente. Você sabe exatamente o que está fazendo e não quer que a Amazon mexa em seus lances.
Lance Dinâmico – Apenas Para Baixo
Esta opção de estratégia de lances de campanha é provavelmente a menos agressiva das três. Ela dá à Amazon a liberdade de ajustar seus lances efetivos para baixo. A Amazon pode ajustar seu lance para baixo em até -100%.
Por exemplo, seu lance para uma palavra-chave é $2,00. Nesse caso, a Amazon pode automaticamente reduzir seu lance de leilão para $0 se acharem que a possibilidade de conversão de vendas é baixa.
Use esta estratégia se você quiser ser conservador, e limitar sua exposição a leilões de lances com baixa possibilidade de venda.
Em anúncios de Marcas Patrocinadas e Anúncios de Exibição Patrocinados, esta é a estratégia de lances de campanha padrão.
Para campanhas existentes antes da implementação da Estratégia de Lances de Campanha, a opção “Lance Dinâmico – Apenas Para Baixo” é a opção padrão.
Selecione a Estratégia de Lances de Campanha Certa para Seu Objetivo
As diferentes estratégias de lances de campanha combinariam com diferentes objetivos estratégicos. Portanto, antes de criar uma campanha, pense estrategicamente sobre quais são seus objetivos.
Por exemplo, qualquer estratégia relacionada ao crescimento, como você querer aumentar vendas ou ranquear para uma palavra-chave, a estratégia Lance Dinâmico – Para Cima e Para Baixo seria as configurações de lance a serem usadas.
Por outro lado, se seu objetivo é otimizar uma campanha, tanto Lance Fixo quanto Lance Dinâmico – Apenas Para Baixo seriam as configurações de lance a serem usadas.
Abaixo estão alguns dos potenciais objetivos estratégicos para sua campanha PPC na Amazon:
- Consciência de marca
- Ranqueamento para palavras-chave
- Tomando vendas de uma concorrência
- Aumentar vendas e escalar
- Otimização para lucro
Gerenciamento Estratégico Contínuo de Lances
Agora que sua campanha PPC está ativa, você precisará atualizar seus lances à medida que os dados de desempenho chegarem.
A regra geral é esperar uma semana completa antes de fazer quaisquer alterações nos lances. Ao acumular dados por 7 dias completos, você permite acumular dados suficientes para tomar uma decisão.
Também é sugerido que, quando você iniciar uma campanha de Produto Patrocinado desde o tempo zero, você dê até mais de 7 dias para que você possa ter mais confiança em sua otimização de lances com mais dados.
Como mencionado na seção acima, você deve ter definido um objetivo estratégico para suas campanhas. Seu objetivo estratégico determinará seu ACoS Alvo, que é o ACoS que você deseja alcançar em sua campanha. A decisão sobre o ACoS Alvo irá se refletir em cada atualização de lance individual que você fizer.
O que é ACoS?
Antes de determinarmos seu ACoS alvo, seria útil saber o que é ACoS. ACoS é a sigla para “Custo de Publicidade de Vendas”, que é a proporção do seu total gasto em anúncios em relação à sua receita total de vendas. Ele informa quanto em vendas é alcançado para cada dólar gasto em sua campanha. A regra geral é que uma porcentagem de ACoS mais baixa é mais desejável, pois você pode obter mais vendas em relação ao seu gasto.
A fórmula para ACoS, portanto, é:
ACoS = (Gasto Total em Anúncios / Receita Total de Vendas) * 100
Por exemplo, se você gastou $2,00 em uma palavra-chave e recebeu $10 em vendas, então seu ACoS é (2/10)*100 = 20%.
Qual é o Meu ACoS Alvo?
O ACoS alvo, em teoria, pode ser o que você quiser. Mas você precisa de um ACoS de referência, então como você saberia se seu ACoS alvo é bom ou ruim? O ACoS de referência deve ser o que chamamos de ACoS de equilíbrio.
Para determinar seu ACoS de equilíbrio, comece calculando suas margens de lucro por unidade. Um Calculador FBA pode ser útil para esta etapa. Uma vez que você tenha suas margens, calcule sua porcentagem de margem de lucro, que representará seu ACoS de equilíbrio.

Usando o exemplo acima, seu ACoS de equilíbrio será 35,58% para sua Publicidade na Amazon.
O passo final será descobrir seu ACoS alvo. Você deseja comparar seu ACoS de equilíbrio com base nos objetivos estratégicos que você definiu. Por exemplo:
- Objetivos de Otimização ➡ ACoS Alvo < ACoS de Equilíbrio
- Objetivos de Crescimento ➡ ACoS Alvo > ACoS de Equilíbrio
- Objetivo Moderado ➡ ACoS Alvo = ACoS de Equilíbrio
Agora, armado com o ACoS alvo, você pode começar a otimizar seus lances PPC da Amazon de forma confiante, alinhada ao seu objetivo estratégico. Você pode definir um novo lance que pode matematicamente alcançar seu ACoS alvo usando a fórmula abaixo:
Novo Lance = (ACoS Alvo/ACoS) * CPC
O CPC na fórmula acima representa o custo por clique. É recomendado que o número de CPC utilizado esteja em um intervalo de tempo que não seja muito curto ou muito longo. Recomendamos usar um intervalo entre 30 a 60 dias em nosso cálculo de CPC.
Ao atualizar os lances, você pode alterar manualmente o lance usando o console de publicidade da Amazon, os Uploads em Massa PPC da Amazon ou o Software PPC da Amazon. As duas últimas opções podem economizar tempo se você estiver fazendo uma grande quantidade de alterações de lance entre várias campanhas.
Conclusão
Em conclusão, pensar estrategicamente sobre seus lances PPC da Amazon é um processo muito importante na sua jornada PPC na Amazon. Sua estratégia tem grandes efeitos em cascata em suas campanhas PPC da Amazon. Sabemos que, como vendedores da Amazon FBA, somos impacientes e queremos experimentar as coisas imediatamente, mas, como destacamos acima, é importante ter uma direção estratégica antes de começarmos a pressionar botões.
Perguntas Frequentes
Um calculador de lances PPC da Amazon pode aumentar as vendas ajudando você a definir lances otimizados para palavras-chave, garantindo que os anúncios sejam custo-efetivos e visíveis para o público certo. Ao refinar lances com base no ACoS alvo e nas taxas de conversão, você maximiza a eficiência do anúncio e o ROI, impulsionando mais conversões e crescimento sustentável das vendas.
A estratégia de lance PPC mais comum na Amazon é ACoS alvo (Custo de Publicidade de Vendas), onde os lances são ajustados para alcançar uma porcentagem específica de ACoS que se alinha com os objetivos de lucratividade. Os vendedores definem lances com base em seu equilíbrio desejado entre gasto em anúncios e receita de vendas, permitindo que eles controlem quão agressivamente dão lances em palavras-chave.
O lance sugerido da Amazon é um valor recomendado para uma palavra-chave, com base em dados de leilão anteriores, enquanto a faixa de lances mostra a faixa de lances competitivos para essa palavra-chave. Dar lances perto da faixa superior aumenta a visibilidade, enquanto a extremidade inferior se adequa a estratégias conscientes de orçamento.
O lance padrão do PPC da Amazon é o valor inicial do lance que você define no nível do grupo de anúncios ou da campanha ao criar uma campanha. Ele se aplica a todas as palavras-chave nesse grupo de anúncios, a menos que você defina lances individuais para palavras-chave. A Amazon usa esse lance como ponto de partida em leilões, a menos que você ajuste lances para palavras-chave específicas, locais ou horários do dia.
Créditos de imagem: © Supatman – stock.adobe.com / © Rick Wong – SellerMetrics.com


